• Cláudio Haddad: Engenheiro Mecânico e Industrial pelo IME e doutor em Economia pela Universidade de Chicago, Cláudio Haddad foi por dez anos professor da Escola de Pós-Graduação de Economia da Fundação Getúlio Vargas (1974-1984). Entre 1980 e 1982, ocupou a posição de diretor do Banco Central do Brasil. No ano seguinte, entrou para o lendário Banco Garantia, onde permaneceu por quinze anos como sócio e diretor superintendente. Hoje, aos 67 anos, preside o Insper, faculdade que fundou em São Paulo.
  • Pedro SalomãoPedro Salomão vem ao IME para nos lembrar da importância de investir naquilo em que se acredita. Empreendendo desde os 16 anos, nosso palestrante magno soube aproveitar as oportunidades e fundou sua primeira empresa aos 22 anos, hoje são 4. Só indo na palestra para conhecer os reais desafios desse grande empresário.
  • Marco VieiraFormado em Engenharia Química no IME em 2004, mestre em Física Atômica e Molecular e doutorando em Física também pela PUC, Marco Vieira sempre foi um empreendedor. Como aluno do IME, fez parte da fundação de muitas iniciativas que permanecem até hoje, como Integração­IME, Empresa Júnior e Alumni IME. Após uma atuação no mercado financeiro, percebeu que aquele não era seu lugar e decidiu se entregar à sua verdadeira paixão: educação! Atualmente, é professor de vários cursinhos no Rio de Janeiro e sócio de uma startup que utiliza realidade aumentada na educação: a Eruga!
  • Raiam dos Santos: Nascido e criado na zona norte do Rio de Janeiro, Raiam sempre foi movido por desafios. Aos 15 anos recebeu uma bolsa de estudos para fazer High School nos Estados Unidos e lá conheceu o futebol americano. Graças ao seu ótimo desempenho no campo e em sala de aula recebeu uma bolsa de 200 mil dólares para estudar na Wharton Business School. Durante seus anos na universidade, fez cursos em Alicante, Barcelona, Paris e Florença. Com 19 anos, já era fluente em inglês, espanhol, italiano, francês e catalão, foi campeão da Ivy League, formou-se aos 20 anos com diplomas em Economia, Relações Internacionais e Letras e foi trabalhar em Wall Street. Foi apresentador e comentarista de TV do Esporte Interativo e da ESPN e já escreveu dois livros que estão entre os mais vendidos da Amazon Store. Atualmente é punter da Seleção Brasileira de futebol americano, trabalha com private equity, administra uma empresa de tecnologia e dá palestras motivacionais.
  • Eduardo L'Hotellier: Formado em Engenharia da Computação pelo IME e pós-graduado em Finanças pela COPPEAD. Começou sua carreira na área de consultoria estratégica e gestão financeira em multinacionais como McKinsey&Company e Bain&Company e na nacional Angra Partners, desenvolvendo projetos em diversos setores como mineração, siderúrgico, banking, varejo, papel e celulose, entre outros. Foi co-fundador e atualmente é CEO do GetNinjas, plataforma online para contratação de serviços locais como reformas, limpeza, assistência técnica, fotografia e aulas particulares. Em 2012, a empresa foi eleita a melhor startup brasileira do ano, pelo The Next Web, e escolhida como a Melhor Startup da América Latina, no Desafio Latin America Fnbox Startup. Em 2013, o GetNinjas conquistou o prêmio Sparks Award de startup do ano, evento organizado pela Microsoft e pela Startup Farm.
  • Luiz Eduardo Rubião: Formado em Engenharia Química pelo IME em 1987 e mestre na COPPE, Luiz Rubião se uniu a dois colegas e abriu a Chemtech em 1989., “na cara e na coragem”, como diz. Para ele, o Brasil não tem uma cultura empreendedora desenvolvida. “Empreender aqui no Brasil é difícil. Não é um país planejado para que empresas pequenas deem certo”. Depois de vender a Chemtech para a multinacional alemã Siemens, Rubião fundou a empresa Radix em 2010, que em cinco anos conta com escritórios no Brasil e nos EUA e tem clientes como Petrobras, Vale, Chevron, JBS e Disney.